Image Hosted by ImageShack.us

segunda-feira, 5 de março de 2007



Até a TV sera "engolida" pela internet?


Para os que ainda estão por fora, Joost é uma evolução da TV na internet, baseado em um software free exibindo canais de TV gratuitamente.
A revista Época publicou uma
matéria excelente sobre o assunto. Os autores do projeto são os mesmos criadores do KazAa e Skype que inclusive afirmam que já estabeleceram acordos para transmitir shows da Warner Music, programas da holandesa Endemol (que produz o Big Brother) e corridas de Fórmula Indy.







Como o Joost funciona?

Vamos observar o YouTube. Lá um vídeo é postado e quando você quer assistí-lo, o “sinal” (ou streaming) vem direto dos servidores. Ao ficar popular e muito acessado, uma das duvidas e perguntas de muitos era como o youtube estava pagando suas contas, que não eram baratinhas, pois os cálculos mostravam números gigantescos. Se você parar para pensar a respeito sobre o funcionamento do YouTube percebera que a despesa do site aumenta e muito quando um vídeo se torna muito visto, pois a banda utilizada é bem maior.
O Joost funciona de uma forma diferente, mais eficiente em termos de gastos de banda, dividindo entre seus usuários esta carga. Como? Utilizando técnicas P2P. Ao mesmo tempo que um usuário do Joost assiste um vídeo consumindo megas e megas, está enviando outros tantos megabytes para os demais usuários. Só para você ter uma noção da estrutura, uma hora de Joost consome entre 230 a 450MB de banda, claro que dependendo da qualidade de sue hardware. É de se imaginar isso, já que a transmissão é boa, ao contrario a estas dezenas de softwares que rola pela NET, transmitindo sinais ruins da TV a cabo.
Atualmente estão disponíveis 22 canais A duração varia, pois pode ser desde 3 minutos, indo até 90 minutos. Já esta passando algumas propagandas, míseros segundos, visualização do logo de algum patrocinador. Quando um programa acaba, demora alguns segundo para iniciar outro.
É pessoal, eu imagino que o futuro da TV esta nesta interação com a internet! E não vai demorar não...

Clique aqui para conhecer o serviço

Veja o vídeo de demonstração do serviço!





Fonte: techbits

Nenhum comentário: